Relacionando dieta e horários de captura entre duas espécies de morcegos frugívoros (Chiroptera, Phyllostomidae, Stenodermatinae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2012v33n1p65Palabras clave:
Coexistência, Sobreposição de nichos, Diversidade alimentar, Área urbana.Resumen
Artibeus lituratus (Olfers, 1818) e Platyrrhinus lineatus (Geoffroy, 1810) são morcegos filostomídeos que frequentemente coexistem num mesmo local e consomem o mesmo alimento. Assim, o objetivo deste estudo foi obter dados sobre os hábitos alimentares das duas espécies, relacionando-os com seus horários de captura, na região onde se encontra o campus da Universidade Estadual de Londrina no norte do Paraná. As coletas foram realizadas entre Setembro de 2010 e Maio de 2011, com um esforço amostral de 12 960 m2 h. A análise dos resultados contemplou o uso do Índice de Shannon, Índice de Pielou e Índice de Schoener. Capturaram-se 250 A. lituratus e 46 P. lineatus, e o primeiro consumiu frutos de dez espécies vegetais, enquanto o segundo utilizou apenas três espécies, ambos dando preferência aos gêneros Cecropia spp. e Ficus spp. A. lituratus apresentou o maior pico de captura 30 minutos após o pôr-do-sol e foi coletado durante todo o período. P. lineatus teve seu maior pico 01h 45min após o anoitecer e foi capturado em pequenos períodos. Com esses resultados, sugere-se que P. lineatus tem seu pico de forrageamento, no local de estudo, 75 minutos após A. lituratus, evitando competição direta. A. lituratus apresentou maior diversidade de alimentos, indicando maior potencial adaptativo para esta espécie em relação à outra.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.