Ocorrência e controle de Curculionidae em Cocos nucifera L. em Sinop, Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2012v33n1p53Palabras clave:
Insecta, Coleoptera, Pragas do coqueiro, Amazônia meridional.Resumen
A incidência de pragas nos coqueirais constitui um fator limitante à exploração, respondendo de maneira significativa pelo depauperamento geral da cultura e também pela redução da produtividade, visto que grande parte do coqueiral brasileiro é cultivado por pequenos produtores sem acesso à tecnologia e a recursos financeiros, o que aumenta ainda mais a precariedade no manejo dessas enfermidades. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi verificar os curculionideos-praga na cultura do coco na região de Sinop, MT a apresentar possíveis métodos de controle. O experimento foi conduzido em três propriedades com cultivo de coco (Cocos nucifera L.) em Sinop, Mato Grosso, Brasil, no período de setembro de 2009 a abril de 2010. Para a coleta foram utilizadas armadilhas Tipo Balde e Tipo Pet espalhadas dentro dos coqueirais e os resultados indicaram o primeiro registro da ocorrência de Metamasius cinnamominus Perty 1830, Metamasius hemipterus hemipterus Linnaeus, 1765 e Rhynchophorus palmarum Linnaeus 1758 no estado de Mato Grosso e de Rhinostomus barbirostris Fabricius 1775, na região de Sinop, além de Homalinotus coriaceus Gyllenhal, 1836 e Amerrhinus ynca Sahlberg, 1823. Dados de distribuição e controle também são apresentados.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.