Odontologia na terceira idade: considerações sobre o estado de saúde bucal em uma população do Serviço Social do Comércio (SESC), Londrina, Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1998v19n1p21Palabras clave:
Envelhecimento populacional, Saúde bucal, Terceira idade.Resumen
A Terceira Idade, constituída por pessoas de 60 anos ou mais de idade, vem ganhando representatividade a nível nacional, devendo alcançar 8%, no ano 2000, e 15% em 2025, do total da população brasileira. Objetivando analisar o estado de saúde bucal na população do Grupo da Terceira Idade do Serviço Social do Comércio (SESC), Londrina, Paraná, 102 pessoas, com idade variando de 52 a 85 anos, foram entrevistadas e examinadas clinicamente. Os resultados obtidos permitem afirmar que 89,2% das pessoas entrevistadas consideram os dentes importantes para a saúde em geral; 56,9% estão satisfeitas com seu estado de saúde bucal; 66,7% consideram conseguir mastigar bem, apesar de que 52,0% possuem algum desconforto bucal; 76,5% receberam orientações de como cuidar dos dentes; 79,4% utilizam a escovação como meio para realizar a higiene bucal e 78,4% fazem a higiene bucal 3 ou mais vezes ao dia. Também mostram que a prática de extrações múltiplas ainda é freqüente na Odontologia, demonstrada pela média de 8,11 dentes naturais por pessoa. Os resultados apontam para a necessidade de se dar maior atenção à saúde bucal na Terceira Idade. Portanto, ações de promoção de saúde bucal devem ser dirigidas não só às crianças, jovens e adultos, mas também aos idosos e adequações no currículo de Odontologia são oportunas como a inclusão de disciplinas específicas que poderiam orientar os estudantes quanto ao comportamento do profissional círurgião-dentista frente aos aspectos do "velho" e da "velhice".
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.