Correlação entre critérios clínicos e critérios laboratoriais no diagnóstico de vaginose bacteriana

Autores/as

  • Eliana Carolina Vespero Universidade Estadual de Londrina
  • Elbens Marcos Minorelli de Azevedo Universidade Estadual de Londrina
  • Marsileni Pelisson Universidade Estadual de Londrina
  • Márcia Regina Eches Perugini Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1999v20n2p57

Palabras clave:

Vaginose bacteriana, Critério clínico, Critério laboratorial.

Resumen

Vaginose bacteriana pode ser definida por variáveis clínicas e microbiológicas Os critérios de Amselpermite o diagnóstico de vaginose bacteriana quando 3 dos 4 critérios são detectados: 1) pH vaginal >4,5; 2) teste positivo de aminas com KOH 10% .. 3) presença de células alvo; 4) presença de corrimento vaginal branco, fino e homogêneo. Este trabalho teve como objetivo comparar a eficácia dos critérios de Amsel e gradiente de Nugent no diagnóstico de vaginose bacteriana. Foram avaliadas 100 amostras de pacientes com sinais e sintomas clínicos de afecção vaginal, no período de setembro de 1999 a outubro de 2000, no setor de Ginecologia e Obstetrícia do Ambulatório do Hospital de Clínicas. As pacientes foram submetidas a exame ginecológico a fim de verificar o aspecto da mucosa e conteúdo vaginal. Coletou-se amostras para medir o pH vaginal, realizar o teste das aminas, exame a fresco e bacterioscopia ao Gram. Foi determinado o gradiente de Nugent e comparado aos critérios de Amsel para caracterização de vaginose bacteriana. Incidência de vaginose bacteriana na população estudada foi de 34% para os critérios i laboratoriais e 14% para os critérios clínicos. Não houve concordância significativa (Kappa=047) entre os critérios de Amsel e gradiente de Nugent. O que leva a colocar em discussão as rotinas médicas ginecológicas que caracteriza a vaginose bacteriana somente através de sinais clínicos.


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eliana Carolina Vespero, Universidade Estadual de Londrina

Aluna do Curso de Especialização em Análise Clínica da UEL

Elbens Marcos Minorelli de Azevedo, Universidade Estadual de Londrina

Professor-adjunto do setor de Ginecologia e Obstetrícia do Departamento Materno Infantil e Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde - UEL.

Marsileni Pelisson, Universidade Estadual de Londrina

Professora-adjunta da disciplina de Microbiologia Clínica do Departamento de Patologia Aplicada, Legislação e Deontologia do Centro de Ciências as Saúde - UEL.

Márcia Regina Eches Perugini, Universidade Estadual de Londrina

Professora-adjunta da disciplina de Microbiologia Clínica do Departamento de Patologia Aplicada, Legislação e Deontologia do Centro de Ciências as Saúde - UEL.

Publicado

2004-12-15

Cómo citar

1.
Vespero EC, Azevedo EMM de, Pelisson M, Perugini MRE. Correlação entre critérios clínicos e critérios laboratoriais no diagnóstico de vaginose bacteriana. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15 de diciembre de 2004 [citado 24 de noviembre de 2024];20(2):57-66. Disponible en: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/7119

Número

Sección

Artigos