Avaliação de antimicrobianos na germinação de esporos e células vegetativas de bactérias isoladas de processos de fermentação alcoólica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1996v17n2p223Palabras clave:
Antimicrobianos, Esporos, Bactérias, Fermentação Alcoólica.Resumen
Uma das possíveis causas pára o aumento do nível de contaminação no caído de cana, desde a saída do decantador ate as dornas de fermentação, seria a germinação de esporos ativados pelo tratamento térmico do caldo. Desta forma, este trabalho teve como objetivo avaliar a atividade de alguns antimicrobianos utilizados cm indústrias sucro-alcooleiras na germinação de esporos bacterianos e em suas respectivas células vegetativas. Suspensões de esporos contendo 10*-10"esporos/ml de Bacillus subtilis, Bacilius coagulans, Bacillus megaterium, Bacillus brevis, Bacillus stearotherrnophilus e Sporotactobacitius sp. foram testadas. Após ativação a 80°C por 10 minutos, foram cultivados em caldo de cana e então os seguintes anti microbianos foram dosados: Virginiamicina (1,0; 2,0 e 3,0 ppm), Penicilina V Potássica (1,0; 2,Oe 3.0 ppm). Kamoran HJ (1,0; 2,0 e 3,0ppm), T&tracicíina (25,0; 50,0 e 100.0 ppm), Bactol Q (20,0; 30,0 e 40,0 ppm) e Adesoi A-207 (20,0; 30,0 e 40,0 ppm). As porcentagens de redução no número de esporos bacterianos e em suas respectivas células vegetativas foram maiores para as concentrações mais elevadas de cada antimicrobiano, sendo que todos eles apresentaram melhores resultados quando permaneceram em contato com os microrganismos durante um período de tempo de õ horas. Dos produtos testados, o que se mostrou mais eficiente para inativar esporos e células vegetativas de bactérias foi o Bactol Q, podendo ser utilizado para controlar o aumento de contaminação em caldo de cana após aquecimento e decantação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.