Hemocultura em pediatria
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1995v16n2p208Palabras clave:
Hemocultura, Cultura de sangue, Pediatria, Bacteremia, Antibiograma.Resumen
Analisaram-se os resultados das hemoculturas realizadas em crianças de zero a 12 anos, em um período de 18 meses, com especial atenção aos microrganismos isolados e seus padrões de sensibilidade frente aos antimicrobianos. Na fase A, estudaram-se 530 exames obtidos das amostras de sangue de 396 pacientes. Solicitou se uma hemocultura em 313 (79%) crianças e três ou mais testes em 32 (8%) dos pacientes. As culturas foram positivas em 12,5% dos casos. Na fase B, analisaram-se 157 hemoculturas positivas de 151 crianças. Destas, 92% possuíam apenas um teste positivo e 2% apresentaram três ou mais culturas positivas. Verificou-se o crescimento de 165 microrganismos de 26 espécies diferentes, com destaque para os Gram positivos. O S. epidermidís e o S. aureus apresentaram resistência à penicilina em 60% e 80% dos casos respectivamente. Ocorrem 14 casos de óbito entre os pacientes que possuíam uma ou mais hemoculturas positivas. Os autores chamam a atenção para a grande variedade de microrganismos isolados. A escolha do antimicrobiano deve basear se no padrão de sensibilidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.