Amálgama Dental - Estudo da emissão de vapor de mercúrio. Efeito de tempo, brunidura e verniz
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1994v15n2p175Palabras clave:
Amálgama Dental, Emissão de Vapor de Mercúrio.Resumen
Os autores estudaram a emissão de vapor de mercúrio de amálgamas, convencional e com maior conteúdo de cobre com o objetivo de verificar os efeitos produzidos pela brunidura, pois aplicação de verniz e tempo. As dosagens de mercúrio foram realizadas, após a condensação do amálgama, com um espectrofotômetro de absorção atômica, com câmara de captação de vapor do mercúrio. Nas condições experimentais estudadas podemos afirmar que a emissão è mais intensa nos primeiros tempos com características de decrescer em função do tempo e se estabiliza a partir de 6O minutos. Os resultados obtidos mostram que a liga com maior conteúdo de cobre emite maior quantidade de vapor de mercúrio nos períodos inicias quando comparada com os amálgamas obtidos das ligas convencionais que têm médias semelhantes entre si. Os amálgamas apenas esculpidos emitem maior quantidade de mercúrio quando comparadas àqueles que foram brunidos com ou sem aplicação de verniz cavitário, ou com aqueles que foram apenas esculpidos, tendo sido condensados após a aplicação de verniz cavitário.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.