Efeitos do 2.4-D sobre a anatomia do epicótilo, cotilédones e folhas primarias de plântulas de Stizolobium aterrimum Piper et Tracy
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1992v13n2p13Palabras clave:
2, 4-D, Stizolobium aterrimum, Anatomia vegetal.Resumen
No presente trabalho foram estudados os efeitos do sobre a anatomia e a morfologia do epicótilo, cotilédones o limbo das folhas primárias de plântulas de Stizolobium aterrimum Piper et Tracy, em condições de laboratório. Seis dias após o início do experimento, as sementes germinadas toam transferidas para recipientes, contendo água desfilada, 0,01; 0,10; 1,00; 10,0 ou 100,0 mg/t de solução herbicida. As plântulas foram coletadas para análise aos 15 dias após a semeadura, O 2.4-D inibe o desenvolvimento do epicótilo, a partir da dosagem 0,1 mg/l, havendo alterações anatômicas no ápice caulinar, nas dosagens 10 e 100 mg/i. Na região mediana do epicótilo, somente a dosagem 10 mg/t, induz modificações. O tratamento 100 mg/t inibe o desenvolvimento. O herbicida não altera o tamanho e a estrutura dos cotilédones, mas inibe o consumo do material de reserva, nas maiores dosagens. A partir do tratamento 0,1 mg/l, constata-se redução progressiva do desenvolvimento das folhas primárias, havendo compactação do mesófito.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.