Universidade centrada em aluno: um modelo contingencial

Autores/as

  • Alexandre do Espírito Santo Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1986v7n2p88

Palabras clave:

Educação Universitária, Professor-Orientador, Aluno-Formação Holística, Departamento Universitário-aluno, Docentes-Funções.

Resumen

O ensino universitário não deve ser usado apenas como um meio para transmitir conhecimento. A preparação do aluno para a vida requer uma abordagem holística. Sugere-se que tal abordagem é possível, através da aplicação de um modelo contingencial, pelo qual o aluno é o centro de todo trabalho docente e do departamento. Segundo o modelo, o departamento deve distribuir seus membros em três conjuntos integrados de professores: instrutores, pesquisadores e orientadores. Discute-se e contrastam-se os papéis dos professores nesses conjuntos.


Biografía del autor/a

Alexandre do Espírito Santo, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Educação — CECA — Universidade Estadual de Londrina

Publicado

2004-12-15

Cómo citar

1.
Espírito Santo A do. Universidade centrada em aluno: um modelo contingencial. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15 de diciembre de 2004 [citado 24 de agosto de 2024];7(2):88-92. Disponible en: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6429

Número

Sección

Artigos