Caracterização da filosofia educacional do corpo docente da FUEL

Autores/as

  • Zenite Terezinha Ribas César Universidade Estadual de Londrina
  • Alexandre do Espírito Santo University of Wisconsin
  • Maria Helena Silva O. Carvalho Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.1981v3n9p49

Resumen

 

Acredita-se que a caracterização de filosofia educacional de um corpo docente universitário possa subsidiar os departamentos, os centros e a própria universidade nos processos de definição e operacionalização dos seus objetivos educacionais. Com esse fim efetuou-se um estudo exploratório na Fundação Universidade Estadual de Londrina, do qual participaram vinte por cento do seu corpo docente. Baseado na descrição das correntes fllosófico-educacionais propostas por George F. Kneller em sua obra Introdução à Filosofia da Educação (1966) organizou-se um questionário com escalas bipolares, que permitiu a cada respondente expressar sua aprovação ou desaprovação, em graus diversos, a cada um dos princípios filosófico-educacionais. No instrumento, os princípios não eram identificados com as respectivas correntes, a fim de se evitar o "efeito de Halo". O trabalho apresenta os princípios dominantes tanto na Universidade como nas áreas de estudo, nas categorias "concordo muito", "discordo muito", e nas intermediárias. Verificou-se que a corrente filosófico-educacional mais representativa do modus operandi do corpo docente da Universidade é da PROGRESSIVISMO com um total de 212 escolhas. Com menor número de preferências vem o PERENIALISMO, seguido de RECONSTRUCIONISMO e ESSENCIALISMO.; O princípio do "progressivismo" que melhor caracteriza o pensamento didático do corpo docente é: "Considerando que o indivíduo aprende de acordo com os seus próprios meios e interesses, o papel do professor não é o de dirigir, mas de orientar a aprendizagem".

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Zenite Terezinha Ribas César, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação. Livre Docente em História da Educação.

 

Alexandre do Espírito Santo, University of Wisconsin

Ph.D. University of Wisconsin, Madison, 1978.

Maria Helena Silva O. Carvalho, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Educação.

Publicado

2004-12-15

Cómo citar

1.
César ZTR, Espírito Santo A do, Carvalho MHSO. Caracterização da filosofia educacional do corpo docente da FUEL. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15 de diciembre de 2004 [citado 21 de noviembre de 2024];3(9):49-54. Disponible en: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6276