Perfil nutricional e dietético de indivíduos com hepatite C
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2011v32n2p143Palabras clave:
Estado nutricional, Hepatite C, Antropometria, Dieta.Resumen
O presente estudo avaliou a ingestão dietética e o estado nutricional de indivíduos com hepatite C com e sem tratamento antiviral. Os indivíduos participantes foram distribuídos em três grupos amostrais: Grupo Controle (G1) com 26 indivíduos saudáveis, Grupo 2 (G2) com 30 indivíduos com hepatite C sem tratamento antiviral, e Grupo 3 (G3) com 26 indivíduos com hepatite C em tratamento antiviral. Os indicadores antropométricos mostraram que a média de peso e porcentagem de gordura corpórea do G1 e G2 e o índice de massa corpórea do G2 e G3 estavam aumentados. Os valores séricos de AST e ALT estiveram aumentados no G2 e G3 não sendo essa diferença significativa, considerando p <0,05. A ingestão média energética (Kcal/dia) e de proteína (g/kg/d) estava adequada. O consumo médio de carboidrato foi acima do recomendado e a porcentagem média de lipídeo foi adequado, mas o G2 consumiu mais lipídeo e fibras que o G3 sendo estatisticamente diferentes; entretanto a quantidade de fibras ingerida foi abaixo do recomendado nos três grupos. Conclui-se que o estado nutricional dos indivíduos com hepatite C é de sobrepeso. Uma vez tendo elevado percentual de gordura corpórea, esse diagnóstico pode ser fator de risco importante para doenças cardiovasculares e outras complicações associadas, além de afetar diretamente a qualidade de vida desses indivíduos.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.