Modulação do efeito mutagênico do benzo[a]pireno e bleomicina por extratos de isoflavonas em células de hepatoma de roedor
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2012v33n1p11Palabras clave:
Fitoestrógenos da soja, Genotoxicidade, Mutagenicidade, Células HTC.Resumen
Estudos epidemiológicos mostram que a ingestão de alimentos ricos em isoflavonas (fitoestrógenos), como a soja, confere proteção contra vários tipos de câncer, o que aumenta o interesse científico e popular sobre esses compostos. No presente estudo, os fitoestrógenos de extrato de soja foram testados quanto aos efeitos genotóxicos e modulador de benzo [a] pireno e bleomicina. Dois fitoestrogênios foram avaliados in vitro, o fitoestrógenos “A” foi fornecido pela Embrapa-Soja, Londrina - PR, e o fitoestrógenos “B” foi comprado em uma farmácia de manipulação local. Os métodos utilizados foram o teste do Cometa (genotoxicidade e antigenotoxicidade) e teste do Micronúcleo com Bloqueio Citocinese (mutagenicidade) em células de hepatoma de rato (HTC celulares). As isoflavonas foram testadas em três concentrações pré-estabelecidas pelo ensaio de citotoxidade MTT. Ambos os extratos de isoflavonas não mostraram efeitos genotóxicos no ensaio do cometa, mas mostraram indução de micronúcleo. Na avaliação dos fitoestrogênios para um efeito modulador, ambos os extratos fitoestrogênios mostraram efeito antigenotóxico no ensaio do cometa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.