Vias biliares intra e extra-hepáticas de marreco-de-pequim (Anas boscas)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2011v32n2p235Palabras clave:
Anatomia, Fígado, Vias biliares, Marrecos.Resumen
As vias biliares intra e extra-hepáticas de 38 marrecos-de-pequim adultos, provenientes de Jundiaí, estado de São Paulo, após injeção de Neoprene Látex 650 corado de verde e fixação em solução aquosa de formol a 10%, foram dissecados sob lupa odontológica, fotografados e desenhados esquematicamente. A via biliar intra-hepática no lobo esquerdo mostrou-se constituída por três ductos coletores biliares em 76,3% das amostras e, em 23,7% dos casos, está presente um quarto coletor, originado no segmento caudal, drenando para o ducto hepatoduodenal. No lobo direito, em 100% das amostras ocorreram quatro ductos coletores dos segmentos craniomedial superficial, craniomedial profundo, lateral e caudal (ventrocaudal). No que se refere à via biliar extra-hepática, ela esteve constituída por três ductos visíveis no hilo hepático em 36 amostras (94,7%): hepatoduodenal, hepatocístico e císticoduodenal. Em duas amostras (5,3%) não foi observado o ducto hepatocístico. Em 100% das peças, os ductos hepatoduodenal e císticoduodenal, alcançaram o duodeno. Em seis amostras (15,8%), além do ducto hepatocístico, a vesícula biliar foi alcançada diretamente por ductos coletores biliares do lobo direito. A vesícula biliar não foi alcançada pelo ducto hepatocístico em duas peças (5,3%).Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.