Fenilcetonúria: "Teste do Pezinho" - pra quê?
Palabras clave:
Teste do pezinho, Fenilcetonúria, Aminoacidopatia, Sistema Nervoso Central, Lesão neurológica – Prevenção, Retardo mentalResumen
A Fenilcetonúria (PKU) é uma aminoacidopatia resultante de mutações da Fenilalanina - Hidroxifase, enzima que converte a Fenilalanina em Tirosina. A degradação deficiente da Fenilalanina causa seu acúmulo nos líquidos corporais, danificando o Sistema Nervoso Central no início do desenvolvimento e acarretando funcionamento anormal do cérebro maduro. A lesão neurológica pode ser prevenida por diagnóstico precoce e modificações na dieta alimentar do paciente. Este trabalho objetivou caracterizar a prática do Teste do Pezinho para a detecção da Fenilcetonúria e sensibilizar as gestantes para a importância da realização do teste em tempo hábil para prevenir o retardo mental. O trabalho foi realizado na Unidade Básica de Saúde do Jardim Leonor, Zona Oeste de Londrina-Pr, através do PEEPIN/95 – Projeto Especial de Ensino de Práticas interdisciplinares e Multiprofissionais da Universidade Estadual de Londrina.Descargas
Citas
BEIGELMAN, B. Genética Médica. São Paulo: USP, 1977.
BOGLlOLO, L. Patologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1981.
FORTES, H. Puericultura. Rio de Janeiro: Capitólio, [sd].
KUSHANSKI, G. C. Doenças genéticas na infância. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1979.
LEHNINGER, L. A. Princípios de bioquímica. 2. ed. São Paulo: Sarvier, 1995.
LIMA, A. Pediatria essencial. 3. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 1987.
PEREIRA, O. A. G. Alimentação do lactente. 8. ed. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 1988.
VINHA, V. H. P. Amamentação materna, incentivo e cuidado. São Paulo: Ed. Sarvier, 1987.
WEHBA, J. Nutrição da criança. São Paulo: Fundo Editorial BYK, 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.