Indicadores antropométricos e risco para doenças cardiovasculares em mulheres com doenças reumáticas

Autores/as

  • Eloá Angélica Koehnlein Centro Universitário de Maringá
  • Rose Mari Bennemann Centro Universitário de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2009v30n2p131

Palabras clave:

Doenças reumáticas, Índice de massa corporal, Razão cintura-quadril, Circunferência da cintura, Risco para doenças cardiovasculares.

Resumen

O objetivo deste trabalho foi avaliar o estado nutricional e o risco para doenças cardiovasculares de mulheres com doenças reumáticas em uma associação de apoio ao reumático de Maringá-PR. O estado nutricional foi determinado por meio do Índice de Massa Corporal (IMC) e o risco para doenças cardiovasculares a partir da razão cintura-quadril (RCQ) e da circunferência da cintura isolada (CC). Foram avaliadas 43 mulheres, sendo 11 adultas e 32 idosas. A maioria (60,46%) das mulheres avaliadas apresentou excesso de peso, 32,56% apresentaram peso adequado e 6,98% (3 idosas) apresentaram baixo peso. O risco para doenças cardiovasculares foi observado em 48,84% das mulheres, de acordo com a avaliação pela RCQ. Já a avaliação da CC isolada demonstrou que 83,72% das mulheres apresentavam risco. Conclui-se que a prevalência de excesso de peso e de risco para doenças cardiovasculares é preocupante nesta população, não apenas em decorrência das complicações associadas, mas pelo agravamento ainda maior na qualidade de vida desses indivíduos.

 

 

Biografía del autor/a

Eloá Angélica Koehnlein, Centro Universitário de Maringá

 

Nutricionista pelo Centro Universitário de Maringá-PR.

Rose Mari Bennemann, Centro Universitário de Maringá

 

Nutricionista, docente do curso de nutrição do Centro Universitário de Maringá-PR. Mestre e doutoranda em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP).

Publicado

2009-12-15

Cómo citar

1.
Koehnlein EA, Bennemann RM. Indicadores antropométricos e risco para doenças cardiovasculares em mulheres com doenças reumáticas. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15 de diciembre de 2009 [citado 22 de julio de 2024];30(2):131-40. Disponible en: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/4342

Número

Sección

Artigos