Perfil das escolas de posturas implantadas no Brasil

Autores/as

  • Carla Bianca da Silva Santos Universidade de Brasília
  • Demóstenes Moreira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2009v30n2p113

Palabras clave:

Algias da coluna, Escola de Postura, Lombalgia.

Resumen

Este artigo retrata a implantação da “Escola de Postura” no Brasil e os procedimentos por ela propostas utilizada como forma de prevenção e tratamento das algias da coluna, desde sua criação, em 1969. No Brasil, os resultados de vários estudos realizados acerca do assunto trazem resultados variados o que pode por em dúvida a questão de sua eficácia. Busca-se fixar o perfil da escola, devido às necessidades de se conhecer os efeitos deste programa, e, assim, efetuou-se uma revisão da literatura acerca da implantação e difusão da “Escola de Postura” no Brasil, as diversas modificações e adaptações ocorridas ao longo dos anos, os recursos utilizados, os locais em que ela tem sido implantada e, também, os resultados apresentados por cada uma delas com relação a sua eficácia em pacientes com lombalgia crônica.

 

 

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Biografía del autor/a

Carla Bianca da Silva Santos, Universidade de Brasília

 

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Fisioterapeuta. Professora no curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal/RO (FACIMED).

Demóstenes Moreira, Universidade de Brasília

 

Mestre e Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB).Fisioterapeuta do HRAN/Brasília, DF.

Publicado

2009-12-15

Cómo citar

1.
Santos CB da S, Moreira D. Perfil das escolas de posturas implantadas no Brasil. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15 de diciembre de 2009 [citado 12 de mayo de 2024];30(2):113-20. Disponible en: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/4340

Número

Sección

Artigos