Prevalência de anemias em gestantes do município de Campo Mourão – PR entre os períodos de 2005 a 2008
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2011v32n1p59Palabras clave:
Anemia, Gestantes, Prevalência, Saúde pública.Resumen
As gestantes constituem um dos grupos mais vulneráveis a adquirir anemias (carenciais). Este trabalho teve como objetivo verificar a prevalência de anemias em gestantes atendidas em Unidades Básicas de Saúde em Campo Mourão, de 2005 a 2008. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados os prontuários das gestantes e as seguintes variáveis: idade, situação conjugal, escolaridade, dosagem de hemoglobina e medicamentos prescritos para anemia. A prevalência de anemias nas gestantes foi de 6,18% e a maioria (70,07%) apresentava valores de hemoglobina entre 9,6 a 10,8 g/dL. A faixa etária mais acometida encontrava-se entre 18 a 26 anos (55,12%) e, com relação ao grau de escolaridade, a maioria (62,20%) possuía ensino fundamental e médio completo e cerca da metade das gestantes eram casadas. O medicamento antianêmico mais prescrito foram os sais de ferro (88,18%). A suplementação oral de ferro é a intervenção padrão para prevenção e tratamento da anemia durante a gestação. Neste estudo a prevalência de gestantes anêmicas foi considerada segundo a OMS um leve problema de saúde pública, sendo a grande maioria classificada como anemia moderada. Os resultados obtidos em nosso estudo possuem grande relevância, principalmente como fonte de futuras comparações e monitoramento da saúde na população de gestantes de Campo Mourão.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.