Porque e como racionalizar o uso de sangue alogênico em cirurgia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2002v23n1p87Palabras clave:
Medicina e Cirurgia sem Sangue, Alternativas Hemotransfusionais.Resumen
Os autores avaliam a utilização do sangue alogênico em procedimentos cirúrgicos e suas repercurssões em centros médicos norte-americanos. Evidenciam aspectos fisiológicos e fisiopatológicos na prática transfusional, como a ocorrência de processos infecciosos e imunológicos, salientando a atual intercorrência denominada “Lesão Pulmonar Agúda Relacionada a Transfusões” (TRALI), que têm preocupado a comunidade científica por ser subdiagnosticada e subnotificada. Os autores mostram ainda, que existem alternativas ao uso de sangue alogênico que são seguras, efetivas e simples, as quais tem sido difundidas e possivelmente tornar-se-ão a conduta padrão em centros médicos de excelência.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2009 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.