Formulação de equação preditiva do Vo2max baseada em dados que independem de exercícios físicos

Autores/as

  • Dartel Ferrari de Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Paulo José Abatti Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2006v27n2p139

Palabras clave:

Ergoespirometria, VO2max, Teste de esforço.

Resumen

Este trabalho apresenta uma metodologia capaz de predizer o consumo absoluto e relativo de oxigênio a partir de dados fisiológicos básicos do indivíduo sem a realização de esforço físico. Inicialmente descrevem-se as motivações que conduziram a este trabalho, os princípios gerais dos testes de esforço físico e as técnicas realizadas para se medir e/ou predizer o VO2max em indivíduos aparentemente saudáveis, utilizando-se de dados obtidos a partir de 30 sujeitos universitários entre 20 a 30 anos (23,4 anos ± 3,18 anos). Usando-se destas informações, propõe-se uma equação objetivando a predição do VO2max, baseada no elevado coeficiente de correlação existente entre a absorção de oxigênio por unidade de tempo e a freqüência cardíaca r = 0,9148. Demonstra-se mediante testes preliminares, que o modelo matemático proposto apresenta índice de acerto próximo às medidas obtidas diretamente em laboratório por técnicas ergoespirométricas, com erro percentual inferior a 6%. A utilização deste modelo proporciona uma primeira estimativa útil para uma triagem rápida e uma possível classificação de grandes grupos de indivíduos quanto ao grau da aptidão cardiorrespiratória.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Dartel Ferrari de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor Assistente II da Disciplina de Fisiologia Humana e Cinesiologia do Colegiado de Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Mestre em Engenharia Biomédica pelo CEFET-PR.

Paulo José Abatti, Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná

 

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação (CPGEI) do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR).

Publicado

2006-12-15

Cómo citar

1.
Lima DF de, Abatti PJ. Formulação de equação preditiva do Vo2max baseada em dados que independem de exercícios físicos. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15 de diciembre de 2006 [citado 14 de mayo de 2024];27(2):139-4. Disponible en: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3513

Número

Sección

Artigos