Métodos de triagem e de confirmação para detecção de BLEAs (beta lactamases de espectro ampliados) em isolados de Klebsiella pneumoniae
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2007v28n1p33Palabras clave:
K.pneumoniae, Beta-lactamases de espectro ampliado (BLEAs), Triagem.Resumen
BLEAs (ß-lactamases de espectro estendido) são enzimas produzidas por várias espécies de Enterobacteriaceae, principalmente Klebsiella pneumoniae, as quais conferem resistência aos ßlactâmicos de espectro ampliado e aztreonam. Considerando a importância da detecção de BLEAs, neste estudo foram comparados métodos de triagem e de confirmação. As 107 amostras de K. pneumoniae, isoladas de pacientes com infecção urinária foram triadas quanto à produção de BLEAs, segundo normas do NCCLS 2005, utilizando microdiluição em caldo no Microscan Walkaway e teste de disco difusão de Kirby-Bauer (KBD). As 55 cepas selecionadas foram submetidas a ensaios de confirmação como possíveis produtoras de BLEAs (51,4%): E-test, aproximação com discos duplos (DD) e associação com ácido clavulânico (CA). A produção de BLEAs foi detectada pelos cinco métodos em 38 (69%) amostras e 10 amostras (18,2%) foram negativas para o teste DD. Sete amostras (12,7%) não apresentaram valores sugestivos no método automatizado e também foram negativos no teste de DD, mas os valores dos halos no teste de KBD foram indicativos da produção de BLEAs. Estes resultados sugerem que o uso combinado do método KBD e associação com CA podem ser utilizados como um sistema alternativo eficiente e menos dispendioso que o E-test.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2009 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.