Ação dos flavonóides na cicatrização por segunda intenção em feridas limpas induzidas cirurgicamente em ratos Wistar
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2008v29n1p65Palabras clave:
Cicatrização, Ratos, Flavonóides, Camellia sinensis, Chá verde, Própolis.Resumen
Os flavonóides representam um dos principais grupos de substâncias com atividades farmacológicas em plantas, e são utilizados para elevar a eficácia do processo de cicatrização em feridas e úlceras. A própolis e o chá verde (Camellia sinensis) são dois produtos ricos em flavonóides que apresentam indicações como antiinflamatórios, antibacterianos, antioxidantes e cicatrizantes. O presente estudo tem por objetivo avaliar a ação da própolis e do chá verde no processo de cicatrização em feridas limpas. As feridas foram produzidas em 20 ratos Wistar, e em cada rato, foram induzidas duas lesões simétricas de 11 mm de diâmetro, utilizando-se um Punch cirúrgico. As lesões se localizavam do lado esquerdo e direito da região torácica lateral. Posteriormente, os ratos foram divididos em 2 grupos. Grupo 1 – grupo tratado com soro fisiológico à 0,9% (lateral esquerda) e com creme a base de chá verde (Camellia sinensis) à 20% (lateral direita); Grupo 2 - grupo tratado com creme base (lateral esquerda) e tratados com creme a base de própolis à 20% (lateral direita). Os diâmetros das lesões foram medidos a cada três dias. A cicatrização das lesões ocorreu em 15 dias, sendo que não houve diferença significativa entre os tratamentos, apesar dos grupos tratados com creme de chá verde e de própolis apresentaram melhor evolução durante o tratamento.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2009 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.