Absenteísmo em hospital filantrópico de médio porte

Autores/as

  • Roseli Landgraf Fernandes Casa de Misericórdia de Cornélio Procópio
  • Maria do Carmo Lourenço Haddad Universidade Estadual de Londrina
  • Adriana Estela Pinesso Morais HU/UEL
  • Ilidia Terezinha Martelli Takahashi HU/UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2011v32n1p3

Palabras clave:

Absenteísmo, Atestado de saúde, Trabalhador, Hospital médio porte.

Resumen

O absenteísmo é um complexo problema administrativo para as organizações. Nos hospitais, torna-se ainda mais complicado, pois o cuidado ao cliente não pode ser interrompido. Entende-se por absenteísmo-doença, as faltas ao trabalho por problemas de saúde. Tem-se como objetivo analisar as faltas dos trabalhadores por causas de saúde relacionando-as com idade, sexo, tempo de trabalho na instituição, turno de trabalho e categoria funcional. Trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo e documental. Os dados foram coletados dos atestados de saúde apresentados no período de 01 julho de 2007 a 30 de junho de 2008 ao setor de recursos humanos de um hospital filantrópico de médio porte. As análises dos resultados demonstraram que o número de atestados apresentados é maior no sexo feminino (90,80%) e em funcionários com menor tempo de trabalho na instituição (61,19%). Verificou-se que o número de atestados é mais elevado nos trabalhadores que fazem revezamento entre os turnos matutino e vespertino. Também foi observado que os trabalhadores com idade acima de 48 anos, apresentaram menor número de atestados que os mais jovens. Os auxiliares e técnicos de enfermagem foram as categorias profissionais que mais apresentaram atestados (46,05%). Os dados encontrados permitem identificar vários fatores relacionados ao absenteísmo e fornecem subsídios para reforçar ações que acompanhem as questões de saúde dos trabalhadores e também a implantação de ações que visem à melhoria da qualidade de vida no trabalho.

Biografía del autor/a

Roseli Landgraf Fernandes, Casa de Misericórdia de Cornélio Procópio

Nutricionista chefe do serviço de nutrição da Casa de Misericórdia de Cornélio Procópio, especialista em Nutrição Clinica e em Administração Hospitalar. Av. Nossa Senhora do Rocio, 1165, Centro, Cornélio Procópio, PR, 86300-000.

Maria do Carmo Lourenço Haddad, Universidade Estadual de Londrina

Drª em Enfermagem, docente do curso de enfermagem da UEL, PR

Adriana Estela Pinesso Morais, HU/UEL

Enfermeira chefe da Seção Materno-Infantil do Ambulatório do Hospital de Clínicas, HU/UEL

 

Ilidia Terezinha Martelli Takahashi, HU/UEL

Nutricionista chefe da Seção de Nutrição do Ambulatório do Hospital de Clínicas, HU/UEL

 

Publicado

2011-06-17

Cómo citar

1.
Fernandes RL, Haddad M do CL, Morais AEP, Takahashi ITM. Absenteísmo em hospital filantrópico de médio porte. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 17 de junio de 2011 [citado 24 de agosto de 2024];32(1):3-14. Disponible en: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3277

Número

Sección

Artigos