Qualidade do sono entre estudantes de enfermagem e fatores associados
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2018v39n2p129Palabras clave:
Sono, Estudantes de enfermagem, Qualidade de vida.Resumen
Nosso objetivo foi analisar a qualidade do sono entre estudantes de enfermagem e fatores a ela associados. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, desenvolvido entre estudantes do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública do Sul do Brasil, no período de maio a junho de 2017. Considerou-se como variável dependente a qualidade do sono, verificada por meio do Pittsburgh Sleep Quality Index. Dos 185 participantes, com média de idade de 20,4 anos, 9,2% apresentavam vínculo empregatício com carga horária superior a 20 horas semanais, e 91,9% eram do sexo feminino. Consumo de álcool com frequência superior a duas vezes por semana foi referido por 5,4%; ingestão diária de café, por 23,2%, e tabagismo, por 3,2%. Observou-se pior qualidade do sono em 67,0% dos estudantes. Não houve associações significativas entre a pior qualidade do sono e as variáveis investigadas. Os dados demonstram aspectos importantes sobre a qualidade do sono dos estudantes de enfermagem e estimulam reflexões acerca de características peculiares dessa população que podem ser aprimoradas para uma melhoria na qualidade de vida e de sono desses futuros profissionais.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.