Hortaliças orgânicas: alimentos saudáveis ou um risco à saúde?
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2018v39n2p119Palabras clave:
Alimentos orgânicos, Parasitos, Saúde.Resumen
As hortaliças orgânicas são caracterizadas por um cultivo sem agrotóxicos e fertilizantes sintéticos. No entanto, o modo como esses vegetais são cultivados, com esterco bovino como adubo, aumenta a possibilidade de tornarem-se vias de transmissão de enteroparasitoses. Nesse contexto, o presente trabalho teve por objetivo detectar a ocorrência de estruturas parasitárias em hortaliças orgânicas comercializadas em feira livre no Município do Crato (CE). As hortaliças orgânicas foram coletadas na feira agroecológica Associação Cristã de Base – ACB. Uma amostra de cada hortaliça (coentro, cebolinha e alface) foi coletada por banca (oito bancas, no total), e processadas utilizando a técnica Lutz, ou de Hoffmann, Pons e Janer ou método de sedimentação espontânea, com adaptações para estudo parasitológico em vegetais. Para cada amostra foram preparadas três lâminas e analisadas em microscópio óptico nas objetivas de 10X e 40X. Do total de amostras de hortaliças orgânicas analisadas 31,40% encontravam-se contaminadas pelas seguintes estruturas parasitárias: cistos de Giardia duodenalis, Balantidium coli, Entamoeba histolytica, E. coli, Iodamoeba butschlii, Endolimax nana; ovos de ancilostomídeos, Taenia sp. e Hymenolepis diminuta, larvas de ancilostomídeos e de Strongyloides stercoralis. O coentro foi a hortaliça mais contaminada, e o S. stercoralis foi o parasito mais frequente nas amostras de hortaliças, portanto, prevaleceram os helmintos. A contaminação encontrada nesse estudo sugere formas inadequadas de cultivo, higienização e manipulação das hortaliças, sendo inadequadas para o consumo segundo legislação em vigor. São necessárias campanhas eficazes de incentivo à higienização dos alimentos, mesmos os orgânicos, dito como “saudáveis”, mas, que podem ser vias de transmissão de parasitos de enteroparasitoses./
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.