Monitoramento e controle de Aedes aegypti (Linnaeus, 1762) e Aedes albopictus (Skuse, 1984) com uso de ovitrampas

Autores/as

  • João Antonio Cyrino Zequi Universidade Estadual de Londrina
  • Amanda Araujo de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Fernando Pereira dos Santos Universidade Estadual e Londrina
  • José Lopes Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2018v39n2p93

Palabras clave:

Dengue, Mosquito, Zika vírus

Resumen

Aedes aegypti (Linnaeus, 1762) é o principal vetor do vírus do dengue, e coloca sob risco metade da população mundial. É um mosquito antropofílico e veicula também os vírus Chikungunya e Zika vírus. Aedes albopictus (Skuse, 1894) é abundante em áreas com vegetação próximas a residências e pode transmitir os vírus Chikungunya e febre amarela. Estratégias de monitoramento e controle desses vetores são necessários para redução da circulação viral. Estimar a variação populacional de Ae. aegypti e Ae. albopictus em relação à urbanização e aferir relações de sobreposição e competição desses vetores com o uso de ovitrampas foram os objetivos deste estudo. A amostragem foi realizada em 10 locais no campus da Universidade Estadual de Londrina, entre abril e outubro de 2015. A ovitrampa foi elaborada com pote plástico escuro, contendo no seu interior água, uma palheta, mistura atrativa e temephós. Os ovos coletados nas palhetas foram submetidos a eclosão para identificação das espécies por meio das larvas. Coletou-se 46.879 ovos de Aedes e abril apresentou a maior densidade de ovos (IDO=49,0). A temperatura apresentou forte correlação (r=0,88) com a atividade de oviposição, entre abril a julho. Aedes aegypti predominou em áreas urbanas nos diferentes locais. Os resultados obtidos comprovam que a ovitrampa é uma ferramenta eficaz para monitorar e auxiliar em estratégias de controle da população destes vetores.<p/align="justify">

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Antonio Cyrino Zequi, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil. Professor adjunto do Departamento de Biologia Animal e Vegetal da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil. 

Amanda Araujo de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Bióloga pela Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil.

Fernando Pereira dos Santos, Universidade Estadual e Londrina

Biólogo pela Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil. Docente no Centro Universitário Filadélfia, Londrina, Paraná, Brasil.

José Lopes, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Professor sênior da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil.

Publicado

2019-01-21

Cómo citar

1.
Zequi JAC, de Oliveira AA, dos Santos FP, Lopes J. Monitoramento e controle de Aedes aegypti (Linnaeus, 1762) e Aedes albopictus (Skuse, 1984) com uso de ovitrampas. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 21 de enero de 2019 [citado 21 de noviembre de 2024];39(2):93-102. Disponible en: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/30727

Número

Sección

Artigos