Análise cariotípica através de citogenética clássica e molecular na espécie Coendou prehensilis (Mammalia, Rodentia)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n1suplp72Palabras clave:
Roedor, Porco-espinho, CitogenéticaResumen
Os roedores do gênero Coendou são incluídos na família Erethizontidae, e juntamente com o gênero Sphiggurus, formam a subfamília Erethizontinae. São vulgarmente conhecidos como porco espinho do Novo Mundo, pelo fato de possuírem uma pelagem formada por uma mistura de pelos rígidos, que formam os “espinhos”, e pelos mais finos e macios. Possuem hábitos arborícolas e são primariamente herbívoros, mas alimentam-se de insetos como complemento alimentar. Os dados citogenéticos para esta espécie ainda são escassos, restringindo-se à descrição cariotípica com coloração convencional. No presente trabalho apresentamos a descrição cariotípica de um exemplar do gênero Coendou prehensilis, coletado na região do Baixo Tocantins, em uma localidade de ilhas no município de Abaetetuba-Pará, Brasil. Foram obtidos dados de coloração convencional, bandeamento G e C e FISH com sondas de DNA ribossomal 18S e teloméricas. As preparações cromossômicas foram obtidas por meio de cultura de fibroblastos a partir de biopsia de pele. Nossos resultados confirmaram o número diploide dessa espécie, 2n=74 NF= 82. O complemento cromossômico é composto em sua maioria por cromossomos acrocêntricos, o cromossomo X é o maior elemento, e o Y é um pequeno telocêntrico. Sondas de rDNA 18S hibridizaram em um par de tamanho médio, na região proximal, os blocos de heterocromatina constitutiva foram evidenciados nos sítios pericentroméricos de todos os cromossomos e nas regiões intersticiais de 4 pares. Cariótipos com elevado número diploide são uma característica dos grandes roedores amazônicos. Adicionalmente a presença de uma maioria de cromossomos acrocêntricos, é semelhante ao de Cuniculus paca, filogeneticamente mais próxima de Coendou, em relação aos demais roedores da superfamília Cavioidea, enquanto a presença do cromossomo X como maior elemento com complemento foi também observado na capivara (gênero Hydrochoerus) pertencente à mesma superfamília de Cuniculus.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.