Análise comparativa entre Conopophaga lineata e Gallus gallus
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n1suplp81Palabras clave:
Hibridização in situ Fluorescente, Passeriformes, AvesResumen
A ordem Passeriformes, subdividida em duas subordens Oscines e Suboscines, é a mais diversa e com o maior número de espécies de aves. Além disso, é a ordem com maior número de espécies analisadas por citogenética clássica. Quanto à citogenética molecular, existe até o momento 16 espécies analisadas, e apenas uma, Elaenia spectabilis, pertencente à subordem Suboscines. A espécie Conopophaga lineata, popularmente conhecida como chupa-dente, pertence à família Conopophagidae (Passeriformes, Suboscines) é encontrada na Mata Atlântica, no Brasil se distribui do Ceará ao Rio Grande do Sul. O objetivo foi construir mapa cromossômico comparativo desta espécie e Gallus gallus (GGA) para identificar homologias existentes. As metáfases foram obtidas através da cultura de fibroblastos de dois exemplares de C. lineata coletados em Porto Vera Cruz e São Gabriel no estado do Rio Grande do Sul. Para as Hibridizações in situ Fluorescente foram utilizadas sondas de cromossomos específicos de GGA (GGA1 a GGA10). As sondas de GGA evidenciaram a conservação sintênica da maioria dos macrocromossomos ancestrais em C. lineata, exceto para GGA1 e GGA2. No caso de GGA1 e GGA2, encontram-se fissionados em dois pares cada em C. lineata. A fissão do cromossomo 1 ancestral era esperada, pois foi encontrada em todas as espécies de Passeriformes estudadas até o momento, entretanto, não era esperado a fissão do cromossomo 2 ancestral em Passeriformes. A fim de investigar outros aspectos da organização cromossômica de C. lineata, identificamos a localização de genes ribossomais 18S rDNA marcando um par de microcromossomo. Com isso, podemos concluir que a caracterização dos cromossomos de C. lineata foi importante para compreender melhor a organização e evolução cromossômica da família Conopophagidae e da subordem Suboscines. Contudo, se fazem necessárias a utilização de outras ferramentas moleculares para a completa caracterização e compreensão da evolução cromossômica desta espécie.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.