A utilização do inventário Portage como instrumento de avaliação no Serviço de Aconselhamento Genético
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n1suplp68Palabras clave:
Síndrome de Down, Inventário Portage Operacionalizado, Desenvolvimento CognitivoResumen
Dentre as características presentes no desenvolvimento de portadores da trissomia do cromossomo 21, está o atraso cognitivo, fator que torna relevante a aplicação de inventários que auxiliem na análise e na estimulação deste desenvolvimento. O Inventário Portage Operacionalizado (IPO), é parte de um sistema amplo de Treinamento denominado “Projeto Portage”, que orienta para uma descrição de comportamentos de crianças de 0 a 6 anos de idade com o objetivo de construir um parecer para posterior intervenção, visando aceleração do desempenho destas durante a idade pré-escolar. Esse trabalho tem como objetivo apresentar dois casos, caso C e caso K, de pacientes portadores de Síndrome de Down encaminhados para o Serviço de Aconselhamento Genético da Universidade Estadual de Londrina – SAG/UEL em que foram aplicados este inventário. Para a aplicação do Portage foi utilizada uma adaptação do instrumento, folhas de sulfite, lápis grafite e colorido, tesoura sem ponta e os próprios brinquedos da participante. As avaliações foram realizadas em duas visitas, sendo as duas domiciliares no caso C e uma domiciliar e outra na creche frequentada por K. Para ambos os casos, as duas aplicadoras estavam presentes. O primeiro caso é do sexo masculino e estava com 1 ano e 07 meses de idade, já o segundo é do sexo feminino e tinha 4 anos e 6 meses de idade. A partir das avaliações realizadas, notou-se que C. não apresentou alguns comportamentos que já deveriam ser executados para a sua idade, ficando abaixo na área da linguagem em uma faixa etária inferior à sua. No caso K, foi verificado que área motora é umas das mais desenvolvidas no seu repertório comportamental e a área da linguagem é a mais comprometida em seu desenvolvimento. A partir dos resultados obtidos, foram estruturadas atividades para estimular o desenvolvimento das crianças em diferentes áreas, cujo desenvolvimento demonstrou ser deficitário. Com base nos resultados obtidos pode-se perceber a importância da avaliação para medir o desempenho das crianças a fim de propor estratégias de intervenção de modo a possibilitar um desenvolvimento mais adequado, com orientações e estimulação.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.