Citogenética comparativa de três populações de Bryconamericus aff. iheringii (Boulenger, 1887) (Characidae, Stevardiinae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n1suplp128Palabras clave:
5S rDNA, Inserções, NTS, SinteniaResumen
Bryconamericus é um dos gêneros mais numerosos de Characidae, com cerca de 60 espécies de porte reduzido, popularmente conhecidas como “lambaris”, e ampla diversidade nas drenagens atlânticas do continente americano. Apesar do elevado número de espécies, poucas foram estudadas citogeneticamente. Estudos citogenéticos em populações de Bryconamericus aff. iheringii dos rios Ijuí (Alto rio Uruguai), Piquiri (Alto rio Paraná) e Iguaçu (baixo rio Paraná) revelaram 2n=52 cromossomos, sem diferenciação de cromossomos sexuais e com variação interpopulacional de fórmulas cariotípicas. Heterocromatinas foram evidenciadas na região centromérica da maioria dos cromossomos e telomérica em alguns pares, os quais diferiram entre as populações. Diferente das outras populações, B. aff. iheringii do rio Iguaçu apresentou ainda heterocromatinas na região intersticial do braço longo do par de cromossomos subtelocêntricos 15. As AgRONs mostraram-se simples para a população do rio Iguaçu, e múltiplas para as demais, sendo observados dois padrões na população do rio Ijuí. A 18S rDNA-FISH corroborou os resultados obtidos pela impregnação por prata nas populações dos rios Ijuí e Iguaçu, e evidenciou cístrons extras na população do rio Piquiri. A 5S rDNA-FISH evidenciou cístrons simples no segundo padrão da população do rio Ijuí e na população do rio Iguaçu, e múltiplos para o primeiro padrão da população do rio Ijuí e para a população do rio Piquiri. Nas populações dos rios Ijuí e Piquiri foram encontrados cístrons 5S e 18S em sintenia, variando em número e nos pares portadores. A amplificação do DNA e posterior eletroforese em gel de agarose realizada em indivíduos dos rios Ijuí e Piquiri, revelou para ambas as populações um fragmento em torno de 230pb correspondente aos genes de 5S rDNA, e outro por volta de 400pb, o qual corresponde a variantes do 5S rDNA, devido possivelmente a inserções nos espaçadores não transcritos (sequências NTS). Apesar de apresentarem número diploide e padrão de distribuição de heterocromatina característico do gênero, a fórmula cariotípica, o número de RONs e a localização dos cístrons dos genes ribossomais mostraram-se importantes marcadores populacionais.
Apoio: CNPq, CAPES, Fundação AraucáriaDescargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.