Dados cromossõmicos sugerem maior similaridade entre Eurotettix e Chlorus do que entre estes e Dichromatus (Acridiae, Dichroplini)

Autores/as

  • Caroline Correia Costa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Renan da Silva Olivier Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Douglas Araujo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n1suplp144

Palabras clave:

Scotussae, Meiose, Mitose

Resumen

SScotussae é um grupo de gêneros de gafanhotos pertencentes a Dichroplini, com 48 espécies válidas distribuídas em sete gêneros, dentre os quais Chlorus, Dichromatos e Eurotettix formam um grupo monofilético, mas de relação intergêneros ainda não completamente esclarecida. Eurotettix possui 12 espécies, sendo que apenas Eurotettix brevicerci e Eurotettix minor foram cariotipadas, possuindo 2n?=23,X0 e 2n?=22,XY, respectivamente. Este trabalho visa caracterizar cromossomicamente Eurotettix monnei, baseado em 2? e 2?, coletados no Morro do Paxixi (20º27’27”S, 55º37’02”O), Aquidauana, Mato Grosso do Sul. As gônadas foram extraídas em solução fisiológica para insetos, tratadas com colchicina (0,16% em fisiológica-2 horas), hipotonizadas (15 min) e fixadas em Carnoy I. Parte do órgão foi dissociada em ácido acétido 60% sobre lâmina para microscopia, que foi seca a 40 ºC. Algumas lâminas foram coradas com Giemsa 3% e outras submetidas a hibridação in situ fluorescente (FISH) com sonda telomérica (TTAGGG)n. A análise de 35 metáfases mitóticas revelou que E. monnei possui 2n?=21 e 2n?=22. Todos os cromossomos são telocêntricos. Os diplótenos dos machos mostraram 10 bivalentes autossômicos e um univalente sexual, permitindo definir o sistema cromossômico sexual (SCS) de E. monnei como sendo do tipo X0?/XX?. De forma geral, dois bivalentes autossômicos apresentam dois quiasmas ao passo que os demais possuem apenas um. O cromossomo X parece não ser um dos maiores elementos. Considerando o número diploide e o sistema cromossômico sexual, há uma maior similaridade entre Eurotettix e Chlorus, pois ambos possuem espécies com 2n?=21,X0 e 2n?=23,X0, ao passo que Dichromatos possui exclusivamente espécies com 2n?=21,X1X2Y, configuração não encontrada nos dois gêneros anteriores. Com base na literatura e dados cromossômicos aqui apresentados, notamos que duas espécies de Eurotettix filogeneticamente próximas entre si (E. brevicerci e E. monnei), possuem o mesmo SCS, do tipo X0, ao passo que E. minor, mais distante filogeneticamente, possui um SCS do tipo XY. Apesar de E. monnei apresentar um par de autossomos a menos do que E. brevicerci, o que sugere um evento de fusão cromossômica, não foram encontrados quaisquer sítios teloméricos intersticiais nos cromossomos de E. monnei quando submetidos à técnica de FISH telomérica, apenas as marcações teloméricas típicas.

Biografía del autor/a

Caroline Correia Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande-MS

Renan da Silva Olivier, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Laboratório de Sistemática, Ecologia e Evolução, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande-MS

Douglas Araujo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Instituto de Biociências, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande-MS

Publicado

2018-02-16

Cómo citar

1.
Costa CC, Olivier R da S, Araujo D. Dados cromossõmicos sugerem maior similaridade entre Eurotettix e Chlorus do que entre estes e Dichromatus (Acridiae, Dichroplini). Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 16 de febrero de 2018 [citado 22 de julio de 2024];38(1supl):144. Disponible en: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/29319