Os efeitos do farelo de aveia e da farinha de soja na resposta imune humoral de ratos alimentados com dieta hipercolesterolêmica

Autores

  • Luciana Pereira Lobato Universidade Federal de Sergipe
  • Eduardo Vignoto Fernandes Universidade Federal de Sergipe
  • Luiz Carlos Juliani Universidade Estadual de Londrina
  • Osny Ferrari Universidade Estadual de Londrina
  • Solange de Paula Ramos Universidade Estadual de Londrina
  • Juliana Rubia Gerez Universidade Estadual de Londrina
  • Niara Vanat Universidade Estadual de Londrina
  • Mara Regina Stipp Balarin Universidade Estadual de Londrina
  • Emerson José Venancio Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Victoria Eiras Grossmann Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n2p165

Palavras-chave:

Imunoglobulinas, Isoflavonas, Proteína de soja, Ratos Wistar

Resumo

Estudos anteriores têm demonstrado os efeitos sobre o sistema imune e sobre os níveis de colesterol da dieta com fibra solúvel e proteína de soja em ratos. Nesse estudo, nós avaliamos os efeitos do farelo de aveia e da farinha de soja na resposta imune humoral de ratos Wistar tratados com dietas hipercolesterolêmicas. Os animais (6 grupos) foram alimentados com diferentes dietas por 6 semanas e inoculados duas vezes com antígeno (IgY). As amostras de plasma foram coletadas após cada inoculação e os níveis de anticorpos anti-IgY (IgM, IgG1 e IgG2a) foram avaliados por ELISA. Os animais que receberam 1% de colesterol apresentaram um aumento de IgG1 anti-IgY e uma redução de IgM e IgG2a anti-IgY em relação aos animais controle. Estes efeitos foram anulados em animais alimentados com 1% de colesterol e farelo de aveia ou aveia + proteína de soja, mas não em animais alimentados com 1% de colesterol e proteína de soja. As dietas contendo 1% de colesterol resultaram em lesões hepáticas e aumentaram o peso relativo do fígado e do baço, mas não afetaram o perfil lipídico, o ganho de peso e o consumo de alimentos ou eficiência na conversão alimentar. Em conclusão, uma dieta com alto teor de colesterol influencia na produção de classes de anticorpos em resposta a um antígeno de forma que pode ser revertida pelo farelo de aveia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Pereira Lobato, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina. Professor do Departamento de Farmácia, Universidade Federal de Sergipe; Aracajú, Sergipe, Brasil

Eduardo Vignoto Fernandes, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Patologia Experimental pela Universidade Estadual de Londrina. Professor do Departamento de Anatomia, Universidade Estadual de Londrina; Londrina, Paraná, Brasil.

Luiz Carlos Juliani, Universidade Estadual de Londrina

Mestrado em Ciências Biológicas Histologia pela Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Histologia, Universidade Estadual de Londrina; Londrina, Paraná, Brasil.

Osny Ferrari, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Professor do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, Universidade Estadual de Londrina; Londrina, Paraná, Brasil.

Solange de Paula Ramos, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Londrina. Professor do Departamento de Histologia, Universidade Estadual de Londrina; Londrina, Paraná, Brasil.

Juliana Rubia Gerez, Universidade Estadual de Londrina

Professor do Departamento de Histologia, Universidade Estadual de Londrina; Londrina, Paraná, Brasil.

Niara Vanat, Universidade Estadual de Londrina

Professor do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, Universidade Estadual de Londrina; Londrina, Paraná, Brasil.

Mara Regina Stipp Balarin, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Professor do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, Universidade Estadual de Londrina; Londrina, Paraná, Brasil.

Emerson José Venancio, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília. Professor do Departamento de Ciências Patológicas, Universidade Estadual de Londrina; Londrina, Paraná, Brasil.

Maria Victoria Eiras Grossmann, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Estadual de Londrina; Londrina, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-12-06

Como Citar

1.
Lobato LP, Fernandes EV, Juliani LC, Ferrari O, Ramos S de P, Gerez JR, et al. Os efeitos do farelo de aveia e da farinha de soja na resposta imune humoral de ratos alimentados com dieta hipercolesterolêmica. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 6º de dezembro de 2017 [citado 23º de novembro de 2024];38(2):165-74. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/28694

Edição

Seção

Artigos