Relações Alométricas da Comunidade Arbórea de Diferentes Áreas de uma Floresta Ombrófila Mista do Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2010v31n2p125Palabras clave:
Relações alométricas, Floresta ombrófila mista, Comunidade arbórea.Resumen
O estudo da alometria é importante para a compreensão de aspectos ecológicos e evolutivos em espécies de plantas, além de auxiliar no entendimento da estrutura e dinâmica das florestas. O objetivo deste estudo foi analisar as relações alométricas da comunidade arbórea de três áreas: interior e borda de uma área em estádio sucessional mais avançado e interior de uma área em estádio sucessional menos avançado da Floresta Ombrófila Mista do Parque Ecológico da Klabin, Telêmaco Borba/PR/Brasil (24º17´S 50º35´W). Foi estabelecido um transecto de 4 m de largura em cada área, onde foram amostrados aleatoriamente 150 indivíduos arbóreos com altura igual ou maior que 1,5 m. Os indivíduos tiveram o diâmetro à altura do peito, a altura total e a altura do fuste mensurados. Foi utilizada a análise de covariância para testar a diferença entre as retas, e teste a posteriori de Scheffé. As plantas dos interiores investiram mais em crescimento em diâmetro em relação à altura do que as plantas da borda, além disso, aquelas plantas do interior em estádio sucessional mais avançado, em relação à altura do fuste, também investiram mais em diâmetro. A colonização da borda por espécies pioneiras e as espécies de estádios mais avançados da sucessão que colonizam o subosque dos interiores podem ser as principais causas das diferenças na arquitetura dos indivíduos da comunidade arbórea das três áreas estudadas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.