Concepção dos profissionais de serviço de emergência sobre qualidade de vida
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n1p35Palabras clave:
Qualidade de vida, Saúde do trabalhador, Equipe de enfermagem, EmergênciasResumen
O objetivo do estudo foi descrever a concepção dos profissionais de enfermagem que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) sobre qualidade de vida. Foi desenvolvido um estudo descritivo, qualitativo, realizado em uma base descentralizada do SAMU do noroeste do Paraná-PR. Foram entrevistados 17 profissionais de enfermagem, no período de agosto de 2015. Para análise das informações utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Obteve-se as categorias temáticas: concepção dos profissionais de enfermagem sobre qualidade de vida e fatores facilitadores e dificultadores à qualidade de vida na visão dos profissionais de enfermagem. Observou-se, por meio das respostas dos participantes, que o fator que mais implica na qualidade de vida é a remuneração, e a partir dela surgem as demais preocupações, como condições de trabalho, família, lazer e alimentação. Conclusão: Na concepção dos profissionais, qualidade de vida é o bem-estar em diferentes áreas da vida como trabalho, moradia, educação, saúde, família e lazer.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.