Cuidados de enfermagem na prevenção de úlcera por pressão em pacientes acamados no domicílio

Autores

  • Arlene Laurenti M. Ayala Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus/Ielusc, Joinville (SC).
  • Ana Carolina Braz Pelário da Silva Galende Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus/Ielusc, Joinville (SC).
  • Francine Renata Stoeberl Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus/Ielusc, Joinville (SC).

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2016v37n2p25

Palavras-chave:

Úlcera por pressão, Assistência domiciliar, Fatores de risco.

Resumo

Este estudo foi desenvolvido na área de abrangência de uma Unidade Básica de Saúde em Joinville/SC com pacientes acamados no domicílio. Teve como objetivos, caracterizar o risco dos acamados para o desenvolvimento de úlcera por pressão; descrever os fatores propícios para o seu surgimento e avaliar a adesão aos cuidados prescritos na prevenção desta lesão. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório. A coleta de dados foi realizada por meio de instrumento contendo dados de identificação, condições clínicas dos pacientes e pela aplicação da escala de Braden. Foram avaliados 12 pacientes acamados. A média de idade dos pacientes avaliados foi de 80,5 anos. A maioria era branca, com baixa escolaridade e dependente dos serviços públicos de saúde. Todos os pacientes possuíam alguma doença de base, sendo a mais frequente o Acidente Vascular Cerebral. O tempo de acamado foi de 67 meses (± 53). A mobilidade e a percepção sensorial estavam completamente ou muito limitadas, em 83% e 50% dos avaliados, respectivamente. 67% dos usuários apresentavam o estado nutricional muito pobre ou inadequado e 92% a pele constantemente úmida ou muito úmida. A baixa ingesta hídrica esteve presente para todos os participantes. A adesão dos cuidadores aos cuidados prescritos foi parcial. Ao final do estudo constatou-se que os achados estão em consonância com os dados da literatura e que os pacientes investigados possuíam um risco elevado para o desenvolvimento de úlcera por pressão, uma vez que os fatores propícios ao aparecimento da lesão se mostravam com frequências elevadas.

Biografia do Autor

Arlene Laurenti M. Ayala, Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus/Ielusc, Joinville (SC).

Enfermeira e mestre em Saúde Pública pelo Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Ana Carolina Braz Pelário da Silva Galende, Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus/Ielusc, Joinville (SC).

Enfermeira pelo Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus/Ielusc, Joinville (SC).

Francine Renata Stoeberl, Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus/Ielusc, Joinville (SC).

Enfermeira pelo Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus/Ielusc, Joinville (SC)

Downloads

Publicado

2017-01-26

Como Citar

1.
Ayala ALM, Galende ACBP da S, Stoeberl FR. Cuidados de enfermagem na prevenção de úlcera por pressão em pacientes acamados no domicílio. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 26º de janeiro de 2017 [citado 24º de agosto de 2024];37(2):25-38. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/23678

Edição

Seção

Artigos