Análise da incidência de óbitos fetais entre municípios da nona regional de saúde do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2016v37n1p33Palabras clave:
Morte fetal, Parto, Fatores de risco.Resumen
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar os óbitos fetais entre municípios da nona regional de saúde do Paraná. Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. A coleta aconteceu no primeiro semestre de 2015, no Sistema de Informação de Nascidos Vivos, no Sistema de Informação sobre Mortalidade e nos relatórios do Comitê de Mortalidade Materno e Infantil da nona Regional de Saúde do Paraná. Cinco municípios tiveram aumento nos óbitos fetais entre 2010 e 2013, sendo que, Itaipulândia apresentou os piores índices e Santa Terezinha de Itaipu um aumento de cinco vezes. Entre os óbitos fetais, destacaram-se fetos do sexo masculino, com peso entre 500 e 1499 gramas e idade gestacional de 28 a 36 semanas. Quanto à idade materna, predominou a faixa etária de 20 a 39 anos. Em 2010, a maior parte dos óbitos fetais acorreu com mães de baixa escolaridade, já em 2013, não se observou esta relação. Para a maioria, o tipo de parto foi vaginal, mas ainda se observa que o parto cirúrgico aconteceu em muitos casos de óbito fetal. A construção de estudos sobre a saúde fetal com diferentes enfoques de abordagem torna-se relevante, pois estes têm sido pouco explorados, apesar de sua incontestável importância em termos de saúde pública como indicador da qualidade da assistência pré-natal e ao parto.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.