Retinopatia da prematuridade: fatores de risco perinatais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2016v37n1p3Palabras clave:
Retinopatia, Prematuridade, Cegueira.Resumen
Resumo: Objetivo: Investigar os principais fatores de risco para o desenvolvimento da retinopatia da prematuridade (ROP) nos prematuros da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa. Métodos: Estudo retrospectivo, tipo caso controle, através da revisão de prontuários entre Janeiro/2010 à Dezembro/2014. Foram incluídas crianças com peso ao nascer ?1.500 gramas, idade gestacional ?37 semanas e, excluídos portadores de malformação congênita, não submetidos à fundoscopia e os com prontuários incompletos. Os fatores de risco foram comparados com análises uni e multivarida. Para as variáveis quantitativas foi empregado o Teste t, para as qualitativas o Teste Exato de Fisher e, após análise univariada utilizou-se regressão logística. Resultados: Foram selecionados 172 neonatos, divididos em grupos: controle com 154 (89,5%) e caso com 18 (10,5%). Os fatores estudados foram: idade gestacional, peso ao nascer, APGAR 1º e 5º minuto, uso de surfactante, tempo de oxigenoterapia, fração inspirada de oxigênio (FiO2) utilizada, icterícia, necessidade de fototerapia, desenvolvimento de broncodisplasia pulmonar, enterocolite necrotizante, hemorragia intracraniana e cirurgias. Perante a análise univariada a idade gestacional, peso ao nascer, APGAR 1º e 5º minuto, tempo de oxigenoterapia, FiO2 máxima, necessidade de surfactante, tempo de início da icterícia e nível de bilirrubina indireta apresentaram significância estatística (p<0,001). Após correção com análise multivariada não se obteve p significativo. Conclusão: A frequência da ROP encontrada foi inferior à da literatura, o estadiamento III predominou, 38,9% dos prematuros com ROP grave beneficiaram-se da fotocoagulação, confirmando que identificação, triagem e tratamento precoce dos prematuros são essenciais na prevenção da cegueira.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.