Impacto de um bundle nas taxas de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) em uma unidade de terapia intensiva pediátrica em Londrina-PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1Suplp259Palabras clave:
Pneumonia associada à ventilação, Bundle, Prevenção, PAV.Resumen
Infecções associadas aos cuidados de saúde (IRAS) constituem importante preocupação à segurança do paciente ao redor do mundo. Pneumonia associada à ventilação mecânica (VAP) é a principal causa de morte entre IRAS, com mortalidade de 15 a 70%, dependendo da população de pacientes. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomendou que todas as UTIs implementassem um bundle de para reduzir a taxa de PAV. Os objetivos do presente estudo foram analisar o efeito do pacote de intervenções de controle da infecção, a educação, as taxas de PAV na Unidade Pediátrica de Terapia Intensiva (UTIP) do Hospital Universitário de Londrina-PR. Este estudo foi realizado entre janeiro e dezembro de 2013 e consistiu em três períodos: pré-intervenção, intervenção e pós-intervenção. A intervenção educativa foi dada a 86 trabalhadores da saúde (PS), e um questionário também foi realizado no pré e pós-intervenção. No geral, foram avaliadas 135 oportunidades de atendimento ao paciente. A higiene das mãos diminuiu do período pré para o pós-intervenção, entretanto a intubação gástrica por via oral, a manutenção da cabeceira da cama entre 30-45º, a pressão do cuff endotraqueal e remoção de condensação do circuito respirador aumentaram significativamente do período pré para o pós-intervenção. A taxa de PAV foi 49,6% durante o período de pré-intervenção e 17,5% durante o período pós-intervenção demonstrando uma redução de 64,8%. Nossos resultados mostram que a implementação do pacote de intervenções de controlo da infecção foi associada com uma redução significativa na taxa de VAP.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.