Contribuições da residência em enfermagem na atuação profissional de egressos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1Suplp215Palabras clave:
Enfermagem, Especialização, Prática profissional, Capacitação em serviço.Resumen
Este estudo objetivou investigar as contribuições da residência em enfermagem na atuação profissional de egressos. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, que teve como participantes de pesquisa enfermeiros que cursaram a residência em enfermagem de uma instituição universitária pública localizada no sul do Brasil. Os critérios de inclusão foram: ter concluído o curso de residência de enfermagem na instituição de estudo (2006 a 2011) e concordar em participar da pesquisa, aprovada pelo Comitê de Ética em pesquisa da instituição tendo CAAE nº 0246.0.268.000-11. Os dados foram coletados por meio de formulário on-line, enviado aos egressos via e-mail, com perguntas abertas e fechadas. Até 2011, 90 enfermeiros haviam sido formados nas modalidades de residência em enfermagem, sendo a maioria jovem e recém-formada. Destes, 65 (72,2%) responderam ao formulário, 86,1% relataram estar trabalhando, divididos em atividades assistenciais (64%), gerenciais (30%), de ensino (25%) e de pesquisa (13%). Citaram competências adquiridas na residência, como visão crítica, ser agente transformador, atuar em equipe, usar o processo de enfermagem, atuar na gerência, desenvolver pesquisa, atuar com ética, entre outras. Ressaltaram sugestões para possíveis alterações no programa da especialização a fim de suprir as deficiências enfrentadas. A residência mostrou-se de grande contribuição para o desenvolvimento da maioria das competências profissionais exigidas do enfermeiro, sendo, portanto, um treinamento em serviço que oferece suporte educacional e práticas diversas, tornando o residente um profissional crítico, capaz de soluções mais resolutivas, além de propiciar a difusão do conhecimento por meio da produção científica.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.