Prova tuberculínica: o controle da tuberculose em pacientes infectados pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1Suplp179Palabras clave:
Prova tuberculínica, Aids, Tuberculose, EnfermagemResumen
Objetivo: analisar os resultados das Provas Tuberculínicas (PT) em pacientes infectados pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e a conduta frente aos mesmos num Centro de Referência do município de Londrina-PR.Métodos: Estudo de coorte retrospectivo, cujos dados foram levantados do livro de registro de PT, dos prontuários e fichas de notificação.
Resultados: Dos 220 pacientes que realizaram a PT, a maioria era do sexo masculino, entre 21 e 50 anos, com 4 a 11 anos de escolaridade e 188 completaram o exame. Destes, nove (4,8%) foram reatores à PT. Seis casos tiveram indicação de tratamento de infecção latente de tuberculose (ILTB), destes, apenas um completou o esquema. Constatou-se que 33 (17,6%) pacientes apresentaram PT negativa e contagem de TCD4+ abaixo de 200 cél/mm³, entretanto, a maioria não realizou o exame após a reconstituição imune.
Conclusão: A realização periódica da PT deve ser rigorosa, assim como o tratamento da ILTB nos indivíduos portadores de HIV.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.