Acadêmicos, a percepção sobre o papilomavírus humano e sua relação com o câncer cervical

Autores/as

  • Nara Nyely Noronha Luz Universidade Federal do Piauí
  • Ítalo Rosal Lustosa Universidade Federal do Ceará
  • Kátia da Conceição Machado Universidade Federal do Piauí
  • Ana Carolina Landim Pacheco Universidade Federal do Piauí
  • Ana Paula Peron Universidade Federal do Piauí
  • Paulo Michel Pinheiro Ferreira Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2014v35n2p91

Palabras clave:

Carcinogênese, Colo de útero, Estudantes, Infecções por papilomavirus

Resumen

Este trabalho avaliou o conhecimento dos alunos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros sobre o Papilomavírus Humano (HPV). A maioria dos estudantes universitários (n=218) eram do sexo feminino (78%), com idade entre 17 e 34 anos (60%), onde 84% eram solteiros e com renda familiar entre 2-5 salários mínimos (64%). A partir dos resultados, verificou-se que 87% conhecem o HPV, 83% o consideram como uma DST, 68% acreditam que tanto o homem quanto a mulher pode transmitir e se infectar pelo HPV, 48% acreditam na possibilidade de transmissão vertical, 35% consideram que o HPV possa infectar genitálias, cabeça e pescoço, 60% dos universitários responderam que o exame laboratorial utilizado para a prevenção e detecção inicial da infecção é o Papanicolau. Em relação aos fatores de risco, 64% afirmaram ter vida sexual ativa, 50% iniciaram sua vida sexual entre 13 e 17 anos, 44% usam preservativo durante relações sexuais, 63% consomem bebidas alcoólicas e 94% não fumam. A maioria afirmou (64%) não existir vacina contra o HPV, 52% acreditam em uma relação entre o HPV e o câncer de colo uterino e 97% gostariam de ler mais informações sobre o HPV. Assim, verificou-se que os alunos universitários revelaram conhecimento primário sobre o HPV e sobre formas de prevenção da doença. No entanto, quase a metade dos entrevistados desconhece a gravidade da infecção ocasionada por HPV como causa elementar para o surgimento de cânceres de colo uterino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nara Nyely Noronha Luz, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Piauí, Rua Cícero Duarte, 905, Bairro Junco, CEP 64607-670, Picos, Piauí, Brasil.

Ítalo Rosal Lustosa, Universidade Federal do Ceará

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia, Universidade Federal do Ceará, Bairro Rodolfo Teófilo, CEP 60.430-270, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Kátia da Conceição Machado, Universidade Federal do Piauí

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal do Piauí, Bairro Ininga, CEP 64.049-550, Teresina, Piauí, Brasil.

Ana Carolina Landim Pacheco, Universidade Federal do Piauí

Professora Doutora do Departamento de Ciências Biológicas, Laboratório de Patologia Celular e Molecular, Universidade Federal do Piauí, Rua Cícero Duarte, 905, Bairro Junco, CEP 64607-670, Picos, Piauí, Brasil.

Ana Paula Peron, Universidade Federal do Piauí

Professora Doutora do Departamento de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisa em Biotecnologia Aplicada à Saúde e ao Meio Ambiente, Universidade Federal do Piauí, Rua Cícero Duarte, 905, Bairro Junco, CEP 64607-670, Picos, Piauí, Brasil.

Paulo Michel Pinheiro Ferreira, Universidade Federal do Piauí

Doutor docente do Departamento de Biofísica e Fisiologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Piauí, CEP 64049-550, Teresina, Piauí, Brasil.

Publicado

2015-03-09

Cómo citar

1.
Luz NNN, Lustosa Ítalo R, Machado K da C, Pacheco ACL, Peron AP, Ferreira PMP. Acadêmicos, a percepção sobre o papilomavírus humano e sua relação com o câncer cervical. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 9 de marzo de 2015 [citado 23 de noviembre de 2024];35(2):91-102. Disponible en: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/19233

Número

Sección

Artigos