A percepção do cuidador familiar de idosos dependentes sobre o papel do profissional da saúde em sua atividade
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2014v35n2p81Palabras clave:
Cuidadores familiares, Profissionais da saúde, Idoso dependente.Resumen
Objetivo: conhecer a opinião de cuidadores de idosos dependentes sobre como o profissional da saúde pode atuar no intuito de auxiliá-lo a ser um bom cuidador. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo descritivo-exploratório com amostra composta por cuidadores familiares de idosos dependentes. A coleta de dados foi baseada na pergunta orientadora: “O que você acha que os profissionais da saúde poderiam fazer para te ajudar a ser um bom cuidador(a) de idosos dependentes?”. Resultados: Foram entrevistados 13 cuidadores. Por meio da análise das falas transcritas foi possível obter três categorias temáticas: (1) Desconhecimento de alguns cuidadores sobre como os profissionais de saúde pode os ajudar em sua atividade; (2) Orientações e demonstrações: algo que poderia auxiliar o cuidador e o idoso dependente; (3) Ajuda psicológica e redes de apoio: fundamental para o idoso e também para o cuidador. Conclusão: A maioria dos entrevistados não apresentava informações e orientações necessárias para realizar os cuidados específicos com o idoso de maneira adequada, evidenciando a importância da atuação dos profissionais da saúde no sentido de repassar orientações e promover treinamento de habilidades específicas, fornecer ajuda psicológica especializada e estimular a formação de grupos de apoio para auxiliar tanto o cuidador como o idoso dependente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.