A percepção de crianças do ensino fundamental sobre parada cardiorrespiratória

Autores/as

  • Mariélli Terassi Universidade Estadual de Londrina
  • Adrielle Karine Pesce Guerra Borges Universidade Estadual de Londrina
  • Mara Lucia Garanhani Universidade Estadual de Londrina
  • Eleine Aparecida Penha Martins Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1Suplp99

Palabras clave:

Crianças, Parada cardíorrespiratória, Educação em saúde.

Resumen

A parada cardiorrespiratória é uma situação grave e frequente na sociedade, sendo de fundamental importância a capacitação da população em geral para o seu atendimento. Objetivando conhecer a percepção de crianças sobre parada cardiorrespiratória, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, com crianças de 8 a 10 anos, matriculadas em uma escola privada de ensino com proposta construtivista. A coleta dos dados ocorreu entre os meses de outubro e novembro de 2013, por meio de entrevista coletiva gravada. Como critério para a inclusão os alunos deveriam estar matriculados na instituição e aceitarem participar da pesquisa mediante consentimento do responsável. Participaram do estudo 31 crianças. Os alunos foram divididos em quatro turmas: 5º ano, 4º ano, 3º ano A e 3º ano B, com média de 08 alunos em cada turma. As entrevistas foram analisadas utilizando como método a análise de conteúdo de Bardin. A partir dos discursos emergiram duas categorias: Conhecimento prévio das crianças sobre parada cardiorrespiratória e o saber agir frente à situação de parada cardiorrespiratória. As crianças associam o evento de parada cardiorrespiratória à parada súbita das funções do coração, do pulmão ou de ambos e relataram que chamar ajuda é uma das principais ações a serem realizadas se uma pessoa encontra-se inconsciente. Observou-se que os alunos do 5º ano possuíam conhecimento prévio mais elaborado que os demais. A abordagem da temática nas escolas mostrou-se positiva, contribuindo para a troca de experiências, conscientização e construção de novos saberes, devendo portanto ser continuada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariélli Terassi, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira Especialista em Cuidados Intensivos do Programa de Residência da UEL e Mestranda em Enfermagem da UFSCAR

Adrielle Karine Pesce Guerra Borges, Universidade Estadual de Londrina

Especialista em Saúde Coletiva e Saúde da Família. Mestranda em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina

Mara Lucia Garanhani, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira, doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, USP. Docente do departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina

Eleine Aparecida Penha Martins, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira, doutora em Enfermagem fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, USP. Docente do departamento de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina.

Publicado

2015-03-09

Cómo citar

1.
Terassi M, Borges AKPG, Garanhani ML, Martins EAP. A percepção de crianças do ensino fundamental sobre parada cardiorrespiratória. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 9 de marzo de 2015 [citado 21 de noviembre de 2024];36(1Supl):99-108. Disponible en: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/19145