Criança hospitalizada: caracterização dos procedimentos cirúrgicos em um hospital escola público
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2015v36n1Suplp317Palabras clave:
Cirurgia, Pediatria, Cuidado da criança, Enfermagem pediátrica.Resumen
Este trabalho teve como objetivo caracterizar os procedimentos cirúrgicos realizados em crianças internadas na unidade pediátrica de um hospital escola público. Trata-se de pesquisa quantitativa, descritiva e transversal, realizada em Londrina, Paraná, no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2009. Utilizou-se como fonte de dados o sistema de cadastro do serviço de estatística do hospital, o qual forneceu prontuários para análise. Durante os três anos de estudo ocorreram 2.360 procedimentos, dos quais 56,7% foram em crianças provenientes do próprio município. Houve predomínio do sexo masculino (62,0%) e da faixa etária de um a três anos (30,0%). A clínica responsável pelo maior número de procedimentos foi a cirurgia infantil (54,6%), seguida pela ortopedia (14,8%) e hematologia (12,1%). Os procedimentos mais realizados foram apendicectomia, punção liquórica e correção de fraturas. Correção de malformações congênitas totalizaram 10,8%, e procedimentos decorrentes de causas externas 16,0%. Ocorreu apenas um óbito no intraoperatório nos três anos de estudo. Os resultados permitiram caracterizar o perfil das cirurgias realizadas nesta unidade e identificar o aprimoramento de técnicas específicas de manejo e preparo pré e pós-operatório para melhor assistência à criança e família, com redução de possíveis traumas decorrentes da hospitalização.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.