Processo de envelhecimento sob a ótica de idosos participantes de um centro de convivência
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2014v35n1p97Palabras clave:
Envelhecimento, Comportamentos saudáveis, Promoção da saúde.Resumen
O processo de envelhecimento requer novos investimentos, tanto políticos quanto sociais, afim de que o idoso vivencie esta fase de forma natural e saudável. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo conhecer a percepção de idosos sobre a sua participação nas atividades promovidas por um centro de convivência. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, realizado em Maringá-PR, junto a 13 idosas. Os dados foram coletados em outubro de 2011 no próprio centro de convivência, mediante entrevistas semiestruturadas e após, submetidos à análise de conteúdo. Os resultados apontam os fatores valorizados pelas idosas quanto a vivência proporcionada pelas atividades, como por exemplo, o lazer, a ocupação e a melhora do estado de ânimo, o cuidado com a saúde, a busca por hábitos saudáveis de vida e a alfabetização. Além disso, evidenciaram-se indicadores de satisfação relacionados ao centro de convivência, como a assiduidade dos idosos nas atividades e a indicação a outros idosos. Diante disso, reconhece-se a vivência positiva por parte dos idosos, quanto à participação em atividades promovidas pelo centro de convivência e reforça-se a necessidade de os profissionais de saúde indicarem a participação nestas atividades como forma de contribuir com a promoção do envelhecimento saudável.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.