Qualidade microbiológica da água do Lago Igapó de Londrina - PR e caracterização genotípica de fatores de virulência associados a Escherichia coli enteropatogênica (EPEC) e E. coli produtora de toxina Shiga (STEC)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2014v35n2p11Palabras clave:
Lago Igapó, Águas recreacionais, E. coli, Fatores de virulênciaResumen
Esse trabalho teve como objetivo a detecção e quantificação de Coliformes Totais e Escherichia coli, no Lago Igapó, com a finalidade de avaliar a qualidade destas águas como próprias ou impróprias para recreação, além da caracterização genotípica de fatores de virulência associados a EPEC e STEC pela técnica da PCR. A área de estudo foi o Lago Igapó I, II, III e IV. As coletas foram realizadas mensalmente entre março de 2011 a fevereiro de 2012. A técnica utilizada para detecção e quantificação de Coliformes Totais e E. coli foi a do substrato cromogênico Colilert. Na PCR os genes eae e bfp foram pesquisados para caracterizar o patotipo de EPEC típica; stx1, stx2, eae e hlyA o de STEC e as que apresentaram somente o gene eae foram caracterizadas como EPEC atípica. De acordo com a Resolução CONAMA 357/2005, foi observado que para a recreação de contato primário, apenas o Lago Igapó III foi classificado impróprio, já para recreação de contato secundário, todos os lagos apresentaram-se próprios. Além disso, pode ser observada uma forte relação entre o índice pluviométrico e os índices de E. coli no Lago Igapó, na qual em meses mais secos a sua quantidade decresce drasticamente, enquanto que em meses chuvosos se observava uma relação contrária. Das 97 cepas de E. coli isoladas, duas apresentaram o gene eae (EPEC atípica). Nenhum isolado apresentou os genes stx1, stx2, bfp e hlyA. Desse modo, esperamos conscientizar a população e os órgãos públicos da importância do monitoramento microbiológico das águas recreacionais para prevenção de surtos de infecções de veiculação hídrica.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.