Acolhimento como estratégia para alcançar a integralidade da assistência em hospital de média complexidade
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2013v34n1p91Palabras clave:
Acolhimento, Humanização da Assistência, Serviço Hospitalar de Emergência.Resumen
Acesso e acolhimento são elementos essenciais do atendimento, para que se possa atuar efetivamente sobre o estado de saúde do individuo. O acolhimento significa uma mudança na organização do processo de trabalho e uma nova diretriz para a instituição, além de uma postura diferenciada do profissional de saúde frente ao usuário. Este estudo descritivo foi realizado em um serviço de emergência de um hospital público de média complexidade, com o objetivo de identificar como o acolhimento com classificação de risco contribuiu para se alcançar à integralidade da assistência como um dos princípios do Sistema Único de Saúde. A coleta de dados foi realizada por meio da observação das estratégias utilizadas no acolhimento do usuário. A análise dos dados deu-se por meio do relato da realidade vivenciada no pronto socorro da instituição onde o estudo foi realizado, após a implantação do acolhimento com avaliação e classificação de risco, segundo a percepção dos autores. A implantação dessa estratégia de acolhimento foi um avanço para a instituição no reconhecimento da saúde como direito determinando a redução das filas de espera dos usuários, melhora no atendimento e satisfação do usuário e de funcionários da instituição, tornando o atendimento resolutivo, ético, integral e humanizado para os usuários que procuram o serviço.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.