Fragmentação de DNA em células meristemáticas de Allium cepa L. após exposição à nanopartículas de titanato de bário
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n1suplp177Keywords:
Titanato de Bário, Fragmentação de DNA, GenotoxidadeAbstract
O titanato de bário (BaTiO3, TB) é um óxido de tipo perovskita tradicionalmente conhecido por ser um material semicondutor/ferroelétrico e tem sido usado no campo da eletromecânica, engenharia e biomedicina. O aumento da produção e utilização deste e de outros materiais de escala nanométrica suscitou dúvidas sobre os seus possíveis efeitos tóxicos nos organismos, entre os quais a investigação dos efeitos genotóxicos para a sua utilização segura é essencial. Portanto, o objetivo do presente estudo foi avaliar o potencial genotóxico das NPs de TB (NPs) utilizando Allium cepa (A. cepa L.) como sistema modelo. Dois ensaios para a detecção de fragmentação de DNA foram empregados: TUNEL e citometria de fluxo. Duas concentrações de TB foram investigadas (50 e 100µg/mL) além de um controle negativo de água destilada. As raízes foram submetidas aos tratamentos por um período de 24h. Para a técnica de TUNEL a preparação da reação para marcação e detecção dos fragmentos contendo extremidades 3`-OH livres foi conduzida de acordo com o protocolo recomendado pelo fabricante do Kit DeadEndTM Fluorometric TUNEL System (Promega®). Um total de 100 núcleos foram analisados por lâmina quantificando-se o percentual de núcleos positivos. Os mesmos tratamentos foram empregados para análise de ciclo celular por citometria de fluxo. Os meristemas foram triturados na presença de tampão de lise LB01 e corados com iodeto de propídeo. O percentual de subpartículas G1 foi utilizado como um parâmetro para a identificação de fragmentação de DNA. Os resultados demonstraram efeitos significativos sobre a indução de fragmentação de DNA em todas as variáveis analisadas. Após exposição à maior concentração de TB analisada (100µg/mL) o percentual de núcleos positivos para a técnica de TUNEL foi cerca de 19X superior ao tratamento controle. O mesmo pôde ser observado pela análise do percentual de subpartículas-G1 (também um indicativo direto de fragmentação do DNA e morte celular). Para esta variável a maior concentração elevou em aproximadamente 5X o percentual de ocorrência de danos. Os dados sugerem um efeito genotóxico das NPs de TB em concentrações elevadas, com implicações para ecológicas para o uso destas nanopartículas.
Apoio financeiro: FapemigDownloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
adopts the CC-BY-NC license for its publications, the copyright being held by the author, in cases of republication we recommend that authors indicate first publication in this journal.
This license allows you to copy and redistribute the material in any medium or format, remix, transform and develop the material, as long as it is not for commercial purposes. And due credit must be given to the creator.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
The magazine reserves the right to make normative, orthographic and grammatical changes to the originals in order to maintain the cultured standard of the language and the credibility of the vehicle. However, it will respect the writing style of the authors. Changes, corrections or suggestions of a conceptual nature will be sent to the authors when necessary.
This Journal is licensed with a license Creative Commons Assignment-NonCommercial 4.0 International.