Marcadores protéicos de sinapse e dinâmica de quebras de DNA programadas em meiose aquiasmática do Escorpião T. silvestris (Scorpiones: Buthidae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n1suplp205Keywords:
Buthidae, Sinapse, Meiose aquiasmática, ?H2AXAbstract
Análises meióticas realizadas em escorpiões Buthidae, por microscopia óptica e eletrônica, demonstraram bivalentes holocinéticos, heterosinápticos e com ausência de quiasmas e nódulos de recombinação durante a meiose do macho. No presente estudo analisamos o mecanismo sináptico e a dinâmica de quebras programadas de cadeias de DNA na meiose do butídeo Tityus silvestris por imunofluorescência. Preparações meióticas fixadas em paraformaldeído 2%, foram submetidas à imunodetecção com anticorpos primários anti-SMC3 e anti-?H2AX, bem como Imuno-FISH com sonda telomérica de artrópodes (TTAGG) e anti-SMC3. Nossos resultados demonstraram que o cariótipo de Tityus silvestris apresenta 2n = 24, com morfologia holocêntrica e ausência de cromossomos sexuais heteromórficos. Imuno-FISH com sonda telomérica e anti-SMC3 (que detecta eixos axiais/laterais do complexo sinaptonêmico) permitiu analisar a progressão da sinapse neste escorpião: em leptóteno, a coesina SMC3 apresenta-se na forma de pontuações e curtos filamentos; no início do zigóteno, cromossomos são organizados em configuração bouquet, e a sinapse inicia-se a partir das regiões teloméricas; em paquítenos iniciais, gaps foram observados ao longo de alguns complexos sinaptonêmicos; em paquítenos tardios, a sinapse completa-se, permitindo individualizar os 12 bivalentes; finalmente, em células pós-paquitênicas, o eixo SMC3 localiza-se centralmente ao longo de cada bivalente até Metáfase I. Em relação aos eventos iniciais do processo de recombinação, quebras de cadeias duplas de DNA (evidenciadas por ?H2AX) iniciam-se em núcleos pré-leptóteno. A variante histônica ?H2AX é localizada sobre eixo SMC3, distribuindo-se de acordo com o avanço da sinapse em zigóteno e desaparecendo no final do Paquíteno. Nossos resultados mostraram que na meiose de T. silvestris, formação de quebras programadas de DNA ocorrem antes do início da sinapse, diferindo do padrão observado em Drosophila melanogaster e C. elegans. A ocorrência de ?H2AX durante a meiose aquiasmática deste escorpião sugere que quebras de cadeia dupla de DNA durante a prófase I, sejam reperadas por um mecanismo distinto ao da recombinação homóloga. Finalmente, apesar da aparente ausência de recombinação, o reparo de quebras de DNA programadas é necessário para o progresso normal da meiose em T. silvestris.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
adopts the CC-BY-NC license for its publications, the copyright being held by the author, in cases of republication we recommend that authors indicate first publication in this journal.
This license allows you to copy and redistribute the material in any medium or format, remix, transform and develop the material, as long as it is not for commercial purposes. And due credit must be given to the creator.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
The magazine reserves the right to make normative, orthographic and grammatical changes to the originals in order to maintain the cultured standard of the language and the credibility of the vehicle. However, it will respect the writing style of the authors. Changes, corrections or suggestions of a conceptual nature will be sent to the authors when necessary.
This Journal is licensed with a license Creative Commons Assignment-NonCommercial 4.0 International.