Fertilidade diferencial entre clones autotetraploides de tomateiros tipo grape
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n1suplp171Keywords:
Poliploides, Cromossomos, TetraploidesAbstract
O tomateiro é uma importante cultura hortícola, com demanda sempre crescente. Buscando uma nova tipologia para a tomaticultura, têm sido obtidas e avaliadas plantas poliploides de tomate grape. Cinco clones autotetraploides distintos foram obtidos de uma mesma planta diploide de tomate através do uso de colchicina em tratamento in vitro de discos foliares. Após a identificação dos distintos clones autotetraploides, estes foram autofecundados para induzir uma maior estabilidade cromossômica. As sementes originadas desta autofecundação foram utilizadas neste estudo, com a avaliação de cinco tratamentos (autotetraploides: 41, 42, 43, 44 e 45) e cinco plantas por tratamento, para verificar se há fertilidade diferencial entre os clones autotetraploides. Os parâmetros avaliados foram: massa de frutos, teores de sólidos solúveis da polpa dos frutos (Brix), número de sementes por fruto, produção total de frutos por planta e produção total de sementes por planta. Para produção total de sementes, o genótipo 44 apresentou plantas com médias de 161,25 sementes, diferindo estatisticamente do 41 e 43, com médias de 75,25 e 101,25 sementes por planta, enquanto os genótipos 42 e 45 apresentaram 120,37 e 125,25 sementes por planta. Os genótipos 42 e 44 apresentaram médias de 3,50 e 3,26 sementes por fruto, diferindo estatisticamente dos demais, com médias de 1,71 sementes por fruto (41), 2,39 (43) e 2,54 (45), respectivamente. O genótipo 44 apresentou média de 495 mg de sementes por planta, diferindo do genótipo 41, que teve 278 mg, o genótipo 42, 43 e 45 não diferiram entre si, apresentando médias de 384, 264 e 395 mg respectivamente. Não houve diferenças entre os tratamentos em relação ao número total de frutos por planta. Para o parâmetro de Brix na polpa dos frutos, o genótipo 43 apresentou frutos com polpa contendo 8,82 Brix enquanto o genótipo 44 teve frutos com média de 7,88 Brix, já que os demais não diferiram entre si, tendo resultados intermediários. Esse trabalho evidenciou a importância da produção de plantas autotetraploides obtidas de diferentes eventos de duplicação cromossômica, com posterior seleção dos melhores genótipos, uma vez que o processo de indução de poliploides pode resultar em clones com diferenças de fertilidade.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
adopts the CC-BY-NC license for its publications, the copyright being held by the author, in cases of republication we recommend that authors indicate first publication in this journal.
This license allows you to copy and redistribute the material in any medium or format, remix, transform and develop the material, as long as it is not for commercial purposes. And due credit must be given to the creator.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
The magazine reserves the right to make normative, orthographic and grammatical changes to the originals in order to maintain the cultured standard of the language and the credibility of the vehicle. However, it will respect the writing style of the authors. Changes, corrections or suggestions of a conceptual nature will be sent to the authors when necessary.
This Journal is licensed with a license Creative Commons Assignment-NonCommercial 4.0 International.