Aspectos biológicos e atividade tumorigênica da família proto-oncogênica Ras

Autores

  • Juliano André Boquett Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Reginaldo Justino Ferreira Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2010v31n2p201

Palavras-chave:

K-RAS, p21, Oncogene, Transdução de sinal.

Resumo

Os proto-oncogenes desempenham importante papel na regulação do ciclo celular, e são críticos à tumorigênese. Nessa categoria se encontra a família RAS, que, devido ao elevado potencial transformante dos genes que a compõem, é uma das mais bem descritas e estudadas. É formada pelos genes H-, K- e N-RAS, que codificam proteínas altamente relacionadas expressas em vários tipos de células, denominadas p21. Estas atuam na transdução de sinal da membrana ao núcleo, estão envolvidas no controle da proliferação, diferenciação e morte celular e são reguladas pela interação com GDP (inativa) e GTP (ativa). As proteínas p21 diferem em apenas 10-15% da sua estrutura primária, na porção C-terminal, denominada região hipervariante. Quando na forma oncogênica, permanecem ativas, e conferem estímulo contínuo à proliferação celular. Dentre os genes RAS, K-RAS tem sido o mais estudado, por apresentar mutações mais freqüentes e presentes em tumores mais agressivos, e implicar em menor sobrevida aos pacientes. Pelo importante papel já demonstrado na formação de tumores e relativa carência de bibliografia em língua portuguesa acerca dessa família gênica, apresentamos neste trabalho uma revisão sistematizada e atualizada sobre os proto-oncogenes RAS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano André Boquett, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Biólogo, discente do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UFRGS, Av. Bento Gonçalves, 9500, Agronomia, 91501-970, Porto Alegre, RS.

Reginaldo Justino Ferreira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Biólogo, docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR campus Toledo, Av. XV de Novembro, 2191, Jardim La Salle, 85902-040, Toledo, PR.

Downloads

Publicado

2010-12-15

Como Citar

1.
Boquett JA, Ferreira RJ. Aspectos biológicos e atividade tumorigênica da família proto-oncogênica Ras. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de dezembro de 2010 [citado 21º de novembro de 2024];31(2):201-1. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/8793

Edição

Seção

Artigos